“Objetivo foi avaliar a formação continuada de 2024, realizada para apoiar políticas de educação integral em tempo integral nos municípios, nos estados e no Distrito Federal, além de planejar as ações deste ano.”
O Ministério da Educação (MEC) promoveu, nos dias 4 e 5 de fevereiro, em Brasília (DF), o Seminário Nacional da Formação Continuada de Secretários e Equipes Técnicas das Secretarias de Educação. O objetivo foi avaliar os resultados obtidos durante o primeiro ano do curso de formação, realizado em 2024, além de planejar as ações deste ano. O seminário aconteceu no Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores em Educação do Ministério da Educação (Cetremec), localizado na Quadra 604 da Avenida L2 Sul.
A formação continuada foi lançada em fevereiro do ano passado e faz parte do eixo Formar do Programa Escola em Tempo Integral, coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC. O curso busca apoiar a elaboração, o planejamento, o aprimoramento e a institucionalização de políticas de educação integral em tempo integral nos municípios, nos estados e no Distrito Federal. A iniciativa contribuiu para o aumento do percentual de entes federativos com políticas institucionais, que foi de 17% para 68%.
Participaram do seminário as equipes das universidades responsáveis pela formação (Universidades Federais da Bahia; do Ceará; de Goiás; do Pará; de Minas Gerais; e da Fronteira Sul), os coordenadores-gerais de cada região e os coordenadores estaduais responsáveis pela implementação da formação nos estados.
Durante o evento, foi possível alinhar as estratégias entre o MEC, as universidades parceiras e as demais instituições que colaboraram para o engajamento dos cursistas, como o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (Foncede) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
“Nós trouxemos as universidades para coordenar os nossos processos de formação não para hierarquizar o conhecimento, estamos dando a oportunidade de decolonizar a ciência!”, argumentou a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt. “É uma oportunidade para, a partir daí, a gente também mudar verdadeiramente a cara da nossa sociedade”, finalizou.
O seminário também foi um espaço de formação e gestão para apoiar o aprimoramento da formação acerca da institucionalização das políticas de educação integral em tempo integral nos entes federativos. A iniciativa é estratégica para consolidar o Programa Escola em Tempo Integral e garantir a continuidade da construção de uma educação integral de qualidade e equidade.
Tempo integral – O Programa Escola em Tempo Integral é uma estratégia para induzir a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica. Ele é coordenado pela SEB/MEC e tem a finalidade de viabilizar o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 (Lei nº 13.005/2014), que busca ampliar as matrículas em tempo integral na perspectiva da educação integral.
Assessoria de Comunicação Social do MEC